segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Playlist da semana

Vamos à segunda parte dos clipes geniais. Começamos com duas mais lentas, logo após ligamos o drive nas guitarras! (No clipe do White Stripes, em especial, sugiro atentar para as referências bíblicas. Trazem novas e interessantes interpretações para o vídeo!)

1) Sigur Ros - Hoppípolla



2) R.E.M. - Everybody hurts



3) Radiohead - Just



4) White Stripes - Blue Orchid



__________________________

Leto.

sábado, 24 de dezembro de 2011

Não - O Albergue não adotou decorações natalinas

Boa noite, caros frequentadores deste recinto.

Eu estou encarregada, desde que cheguei, de deixar o ambiente um pouco mais acolhedor, dentro das minhas possibilidades de ação. Leonardo e Hermes, outros dois donos desta casa, dão-me muita liberdade de mover um sofá aqui, acertar um quadro ali, colocar um perfume no ar acolá. O que me deixa feliz n'O Albergue é que eu tenho mais ou menos as mesmas ideias dos outros rapazes - um pouco menos ranzinza que o Hermes, um tanto mais intolerante que o Leonardo, verdade seja dita.

Mas, apesar das reclamações, decidimos (na verdade, eu decidi, certa da concordância dos outros dois) que O Albergue não aderiria ao clima noélico. Por quê? Porque a data é fictícia, porque as decorações são clichês (para não dizer cafonas), porque esta hospedaria deve ser igualmente acolhedora todos os dias.

Houve reclamações, claro. Eu as ouvi com atenção, óbvio. Mas Hermes, especialmente, desde a fundação, deixou claro que, aqui, os clientes são sempre bem tratados, mas nem sempre têm razão.

No seu primeiro ano, O Albergue deixou passar batido o natal. Neste ano, eu achei por bem dar, pelo menos, uma satisfação.

Um Feliz Natal para quem é de comemorar; uma boa noite para quem, como nós, acha que um dia é apenas um dia.



____________________________

Leto.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Vagos sentimentos vespertinos

Foto: Leonardo Ramos

Causerie

Vous êtes un beau ciel d'automne, clair et rose !
Mais la tristesse en moi monte comme la mer,
Et laisse, en refluant, sur ma lèvre morose
Le souvenir cuisant de son limon amer.

- Ta main se glisse en vain sur mon sein qui se pâme ;
Ce qu'elle cherche, amie, est un lieu saccagé
Par la griffe et la dent féroce de la femme.
Ne cherchez plus mon coeur; les bêtes l'ont mangé.

Mon coeur est un palais flétri par la cohue ;
On s'y soûle, on s'y tue, on s'y prend aux cheveux !
- Un parfum nage autour de votre gorge nue !...

O Beauté, dur fléau des âmes, tu le veux !
Avec tes yeux de feu, brillants comme des fêtes,
Calcine ces lambeaux qu'ont épargnés les bêtes !
Charles Baudelaire.

__________________________

Leonardo Ramos.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Parceria: O Albergue + Pimenta, Moda, Música

Minha segunda contribuição para o blog "Pimenta, Moda, Música". Desta vez, o assunto é o primeiro trabalho solo do Eddie Vedder, vocalista do Pearl Jam, na trilha sonora do filme "Na Natureza Selvagem" (Into the Wild). Confira:

http://www.chillifashionrock.blogspot.com/2011/12/radiola-moderna-eddie-vedder-flertando.html

____________________

Leonardo Ramos.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Playlist da semana

Clipes geniais. Parte I.

1) Prodigy - Smack my bitch up



2) Pearl Jam - Do the evolution



3) Depeche Mode - Wrong



4) The Dead Weather - Treat me like your mother



___________________

Hermes.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Parceria: O Albergue + Pimenta, Moda, Música

Minha contribuição para o excelente blog da minha amiga querida Daniela Fontes sobre moda! O blog se chama "Pimenta, Moda, Música", e a seção de que participo é sobre música, intitulada "Radiola Moderna". Nessa postagem, falo sobre o Iron & Wine.

http://chillifashionrock.blogspot.com/2011/12/radiola-moderna-iron-and-wine.html

_________________

Leonardo Ramos.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Playlist da semana

Para esta semana, a música n'O Albergue ficará por conta de alguns dos melhores baixistas do rock, na minha opinião. Vou deixar de fora o Flea desta vez - apesar de que a linha de baixo do "Aeroplane" é uma das minhas preferidas de todos os tempos - porque acho que já se repara nas suas linhas normalmente, tanto pelo nome quanto pelo estilo funk de tocar.

Comecemos, então, pelo Paul McCartney e seu baixo Rickenbacker bem seco, do jeito que costumava ser nas músicas dos Beatles, mas com bastante definição. Tocado com palheta, é ele quem dita o ritmo da música:

1) The Beatles - Hey Bulldog



Agora, o serviço está por conta do Andy Rourke, dos Smiths. O baixo bem agudo, herdado do Joy Division, faz a música ficar estranhamente dançante:

2) The Smiths - Barbarism begins at home



Simon Gallup também tinha o costume de tocar baixos mais agudos, às vezes com um leve drive, no The Cure. Mas nesta música ele escolhe um timbre mais grave, menos brilhante, perfeito para a linha melódica que ele fez:

3) The Cure - Lovesong



Por último, uma linha completamente surtada do Colin Greenwood. O disco "Ok Computer", do Radiohead, foi um marco de mudança de sonoridade dos anos 90, e seria o primeiro passo para a banda se distanciar das demais contemporâneas. Já na primeira música, Greenwood surpreende com uma maneira não ortodoxa e genial de tocar baixo:

4) Radiohead - Airbag



_____________________

Leonardo Ramos.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Aniversário d'O Albergue


Ontem, dia 04 de dezembro, foi o dia do primeiro aniversário deste estabelecimento. Eu, como é de costume, não lembrei a data. Aniversários simplesmente não me atraem. Não vejo sentido nenhum em comemorar o fato de a Terra ter dado mais um giro em torno do Sol desde que eu nasci. Se o Hermes estivesse presente, provavelmente ele teria, com sua alegria austera de sempre, lembrado de fazer uma homenagem.

No entanto, como eu geralmente dou os devidos parabéns aos demais seres humanos normais que comemoram as revoluções do planeta em torno da estrela, farei essa concessão também a este lugar.

Aproveito para anunciar que esta casa agora contará com a presença de uma nova sócia, Leto, que se encarregará de deixar este ambiente governado ditatorialmente por um homem de poucas palavras e outro sem o mínimo de senso prático mais agradável e acolhedor. Ela estará presente aqui especialmente durante a noite, enquanto o Hermes cuida dos assuntos diurnos.

Então, feliz aniversário - atrasado! - para O Albergue e seja bem-vinda, Leto.

Leonardo Ramos.