segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Playlist da semana

Músicas com piano esta semana. O mais belo dos instrumentos...

1) Tom Waits - Waltzing Matilda



2) Nick Cave - Into my arms



3) Beirut - Un dernier verre (pour la route)



4) Thom Yorke - Analyse



Sem mais.

Hermes.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Despedida órfica

Não voltarás.
Durante a fuga, eu, sofrendo saudade,
voltei meus olhos para trás.

Tu, enfeitiçada pelo deus dos mortos,
não suportaste meu olhar,
embora eu só quisesse o teu.

Adeus, metade amada de minh’alma.

Adeus.

Adeus ontem.

Adeus hoje.

Adeus amanhã,
que a falta
é uma maldição divina
que faz da despedida

uma

morte

sempre contínua.

Leonardo Ramos.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Playlist da semana

Para esta semana, voltando de um sítio, pensei em boas e belas folksongs, só voz e violão - ou, no caso do Eddie Vedder, voz e bandolim. Neil Young tem privilégios neste estabelecimento, e pode cantar duas músicas.

1) Neil Young - On the way home/ Tell me why



2) Elliott Smith - Angeles



3) Iron & Wine - Resurrection Fern



4) Eddie Vedder - Rise



Hermes.

domingo, 9 de janeiro de 2011

Elegia

(Trilha sonora sugerida por Henrique de Souza: Elegia, by New Order)






Sol e estrelas cairão
Ao ver você partir.
Mas não será o fim.
O fim nunca virá...

O inverno vai voltar
Pra nunca terminar.
A espera não tem fim!
O inverso está em mim...

O inverso desse sol,
O inverso desse fim.
A escuridão de mim...
A escuridão em mim
Jamais terá um fim.
Jamais terá...

Leonardo Ramos.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Playlist da semana

Neste início de ano, pensei num playlist engajado. Porque, se todos nós erguemos taças desejando uns para os outros um feliz 2011, o novo ano tem de ser feliz para todos, não só para aqueles que se consideram "cidadãos de bem". E, para isso acontecer, é necessário inclusão, queda dos preconceitos, melhor distribuição de renda, reforma agrária, não-intervenção dos países ricos sobre os pobres, fim dos fanatismos etc. Eu, sinceramente, não tenho mais esperanças de que essas coisas aconteçam um dia, mas não deixo de lutar por isso.

1) Pearl Jam - Do the evolution

Música com letra sensacional e um clipe forte, para mostrar os perigos da tal "meritocracia" que o capitalismo diz proporcionar. O melhor trecho, na minha opinião, é o seguinte: "Admire me, admire my home,/ admire my son, he's my clone./ This land is mine, this land is free;/ I'll do what I want, yet irresponsably." ("Admire-me, admire minha casa, admire meu filho, ele é meu clone. Esta terra é minha, esta terra é livre; eu faço o que eu quero, ainda que irresponsavelmente.")



2) Rage Against the Machine - Testify

O Rage Against the Machine é das bandas mais engajadas. Eles se opuseram diretamente ao governo Bush e sua política intervencionistas nos países mais pobres. Esta música, "Testify", fala diretamente contra a ingerência americana no Iraque, sempre em busca de petróleo. Este trecho da letra reproduz a sede de sangue dos setores mais conservadores do governo e da população americana: "The movie ran through me,/ the glamour subdued me, the tabloid untied me./ I'm empty please fill me!/Mr. anchor, assure me/ that Baghdad is burning./ Your voice, it is so soothing..." ("O filme me atropelou, o glamour me dominou, o tabloide me libertou. Eu estou vazio, por favor, me preencha! Sr. âncora, dê-me a certeza de que Bagdá está ardendo. Sua voz é tão acalmante..."), o que parece ser também uma profecia da guerra que iria estourar três anos depois: a Guerra do Iraque, que se ameaçou com a desculpa de que Saddam Hussein teria armas químicas, e, depois, tendo-se verificado que não havia nada disso, começou e prosseguiu sem motivo nenhum, matando boa parte dos cidadãos inocentes, tratados como idiotas, como se precisassem dos guardiões da "liberdade" para ensiná-los o que é "democracia".



3) Chico Buarque - Cálice

Música que reflete bem a angústia de quem viveu a Ditadura Militar - que hoje em dia andam chamando de "ditabranda" - e não podia falar muito, sob o risco de ser torturado e morto. Ser obrigado a ficar calado, assistindo "da arquibancada, pra a qualquer momento, ver emergir o monstro da lagoa" e engolir toda a violência e abuso desse Leviatã brasileiro talvez ainda fosse pior do que a morte. Essa música precisa ser relembrada sempre mais, para evitar o que tentam fazer hoje em dia: revisionismos sobre as "benesses" do governo ditatorial e a criminalização dos que lutaram contra o autoritarismo e a censura.



4) O Rappa - A minha alma (a paz que eu não quero)

Esta música foi terrivelmente comercializada, a ponto de tocar em qualquer boate de pitboys que defendem a violência da polícia contra os moradores de favelas. A letra, no entanto, fala da paz hipócrita, aquela que fecha os olhos para o sofrimento "dos outros", conquanto a violência não chegue à minha casa "num dia de domingo". O clipe mostra muito bem como um inocente pode ser assassinado por policiais sem que nada de mais aconteça - afinal, "cidadãos de bem" não habitam favelas. Esse abuso de poder é algo com que muita gente já se acostumou a ver na TV, e com que alguns até vibram, ignorando que a violência policial também pode bater à porta dos "bem-nascidos" - como aconteceu com a advogada Alessandra Soares, que teve seu carro alvejado por policias que o confundiram com carro de bandidos, e teve seu filho de três anos, João Roberto, assassinado.

http://oglobo.globo.com/rio/mat/2009/01/12/memoria-relembre-morte-do-menino-joao-roberto-baleado-numa-acao-policial-na-tijuca-657119897.asp

A Warner, gravadora da banda, não permite a incorporação do vídeo aqui no blog - e eu não consigo entender por que motivo - mas é possível vê-lo no Youtube. E vale a pena rever, apesar de muito triste.

http://www.youtube.com/watch?v=vF1Ad3hrdzY

Feliz 2011 - para todos.

Leonardo Ramos.